quarta-feira, 14 de outubro de 2015



O QUE HOUVE COM VOCÊ RIO?
O QUE FIZERAM COM VOCÊ?


Quando parti daí a 26 anos atrás deixei uma cidade que fazia jus aos cantos e encantos de tantos compositores, "cidade maravilhosa", "praia do Brasil", "paraíso dos trópicos", dentre tantas alusões que faziam a ti. 
Hoje vejo uma cidade abandonada, deixada de lado, suja, decadente e caquética, como se grita - se por socorro, como se sua angústia fosse ouvida apenas no vácuo, ou seja, gritar em vão, pois o som não se propaga no vácuo.

Suas ruas antes tão bem cuidadas e limpas, hoje amontoam lixo, apesar da lei de combate a sujeira, que multa os desavisados que jogam lixo nas ruas, mas a sujeira está impregnada em seu asfalto, que mistura urina, restos de bebidas, gorduras, entre outras composições que se pode identificar, outras não tem como, só com análise de laboratório.

Andando pela linda Lapa, o que vejo são moradores de rua, mal trapilhos jogados por todas as partes, misturados ao mal cheiro que exala das ruas, nas quais a noite toda foi palco de turistas beberrões que não se importam em empilhar os resíduos de suas farras por todos os cantos, deixarem suas marcas como cães, que marcam seu território com urina, mesmo de dia, o cheiro é insuportável. 
A ladeira mais famosa do mundo com seus azulejos, colocados um a um, tornou se palco de algumas situações inusitadas, não falo de violência, porque essa está até que controlada, mas outras que não vale a pena mencionar.

Pichações? essas são as menores das atrocidades, porque os pontos turísticos e culturais, estão relegados ao abandono, ao esquecimento, museu de música e cinema, escola de arte e música, museu da quinta da boa vista, seus jardins e lagos, parecem um misto de deserto com descarga de esgoto in natura, as águas antes cristalinas, hoje são de um verde fétido e perigoso, porque contém bactérias diversas e o público ainda se banha nessas fétidas águas. 

O palácio imperial, que dantes era uma referencia, tornou - se algo que inspira espanto e cuidados, porque sua estrutura está ruindo em vários pontos, em outros empilham - se detritos e materiais diversos, como se fosse um depósito de lixo.  

O trânsito cada vez mais caótico, com obras que parecem a transamazônica, não saem de lugar algum e levam a lugar nenhum. A desculpa esfarrapada é o fator de sediar as olimpíadas, aonde? Com que estrutura? Se a copa do mundo já foi um fiasco em termos de estrutura. 

Como alguém quer sediar um evento de tamanha importância e relevância, se não consegue cuidar dos arrastões que se propagam pelas praias de Copacabana, Ipanema, dentre outras? 

Não se pode fazer uma festa cheia de efeitos especiais, quando a casa mal comporta manter - se de pé com sua estrutura comprometida, é uma loucura dar sequencia a isso, não adianta passar tinta nas paredes para disfarçar, ou seja, não adianta colocar soluções paliativas para tampar o Sol com a peneira.

O povo do Rio, está cada vez mais relegado a ignorância, porque não se vê estímulo a cultura, educação, percebe - se a olhos vistos, pessoas que não sabem usar de "por favor", "com licença", "obrigado", apenas uma grosseria seguida da outra. Tudo bem estarmos em uma cidade de clima tropical e quente, mas não dá o direito de fazer elevar o nível de falta de educação, o que pode subir e muito é a temperatura, apenas isso.

Transporte público? O que é isso, as leis de trânsito não existem e se existem são desconhecidas, porque os coletivos andam pelas ruas em verdadeiras corridas malucas, não respeitando nada e ninguém, motoristas que pensam estar em provas de stock car entre outras, correm feito loucos e sem a mínima preocupação com segurança, em veículos que estão velhos demais pra ainda estarem rodando, o que se concluí é que colocaram a frota do ferro velho nas ruas e deram a largada para ver quem sobrevive a esse caos.

A marina da Glória que recebe esgoto em natura, tornando - a fétida a ponto de não se poder andar de dia, apenas durante a noite, incorrendo em riscos diversos, sem necessidade. Esgoto esse que com a maré alta vai para o mar e com a maré baixa, devolve na praia do aterro do flamengo toda a sua sujeira e contaminação. A lagoa então não se pode mesurar o estrago, afinal fizeram de ti, um aterro sanitário a céu aberto e não avisaram aos milhares de moradores? Estão querendo chegar a que ponto? Estão querendo ruir com tudo a ponto de não sobrar nada? A ponto do pão de açúcar tornar - se o pão bolorento e mofado? De suas maravilhas se tornarem apenas estruturas de um mausoléu abandonado e decadente? Assim como muitos dos seus imóveis, que hoje passam pela auto vistoria, para terem condições de se manterem em pé? 

O que te fizeram meu Rio de Janeiro? Enfiaram os pés pelas mãos? De forma nítida se vê que sim, conclui - se que o que mata não são os tiros de fuzil, tão alardeados e propagados por uma imprensa irresponsável e decrépita, mas toda a estrutura que foi abandonada, você vê que o Rio levou não um, mas vários tiros de calibres diferenciados, os quais o colocaram na UTI, vive agonizando, mas não consegue ser ouvido. 

O Cristo Redentor que por vezes representou os braços abertos do carioca em bem receber e mostrar suas belezas, hoje está prostrado na mesma posição e pergunta - se: "O que eu faço com esse povo e essa cidade agonizante?......"

Se nem o próprio criador, arquiteto do universo, consegue ver uma solução viável e concreta a curto e médio prazo, o que será de nós?

Te digo o que será. 

Seremos os bastiões que irão cobrar das ditas autoridades soluções, iremos levar o povo as ruas para gritar e colocar tudo em ordem, porque não queremos ver mais travestis fazendo o que muitos políticos estão fazendo com o Rio, cagando em via pública, sem a menor cerimônia e pouco importando - se com o resultado final.

Meu Rio querido e amado, que tanto nos deu alegrias, que tantos carnavais e réveillons nos presenteou, agora é nossa vez de arrumarmos a casa para mostrar que apesar dos ferimentos e cicatrizes que irão ficar, ainda tens muito de beleza a oferecer, a mostrar ao mundo, todo o seu calor, calor em receber e mostrar o melhor desse Rio de Janeiro, que deu a garota de Ipanema, o carnaval técnico e único no mundo, as rodas de chorinho e samba raiz, as praias lotadas por crianças e famílias em segurança, dentre tantas oportunidades e maravilhas únicas. 


Quero te ver lindo e completo e não recortado por inúmeras obras que jamais serão finalizadas e muito menos terão serventia. Quero te ver exuberante como sempre foi, meu Rio de Janeiro, assim como na canção:

"O Rio de Janeiro continua lindo
"O Rio de Janeiro Fevereiro e Março
"Alô, Alô realengo, aquele abraaaaaço........"



Nenhum comentário:

Postar um comentário