quarta-feira, 2 de outubro de 2019





SINTO FALTA DE CONVERSAS INTELIGENTES



Não sei se é apenas uma percepção minha, uma exigência com o passar dos anos, o hábito de ler muito, a auto crítica que sempre tive com relação ao senso comum e o fator de me ver obrigado a participar de conversas fúteis e sem nexo por vezes, sejam elas em roda de conversa, de conhecidos, no meio de uma "balada" com cerveja rolando solta, mas sinto a falta de conversas inteligentes, com assuntos que tragam ganhos e também prazer.

Conversas sobre livros, artigos científicos, sobre peças de teatro, fatos históricos com embasamento e senso crítico, ter opção de pensar e aprender, com a atual conjuntura, me vejo regredindo e penso que em breve irei sucumbir a programas acéfalos de tv aberta, novelas folhetins que nada acrescentam, ao contrário, desvirtuam toda uma geração, a filmes classe E, pois são aqueles que você sabe a primeira incursão de diálogo e não muda nada com o decorrer da película hollywoodiana, ao contrário, você sai da sala com a vontade de bater até mesmo na própria sombra. 

SOCOOOOORRROOOOO, onde estão os assuntos que divaguei e conversei ao longo dos quase 4.000 livros lidos? Sobre a linguagem abordada, sobre o tema, personagens, roteiro envolvido e desenvolvido ao longo da história? Eu tenho 3 livros ainda por terminar, um quase no final, outro no meio e o último a minha obra pessoal, sobre minha vida e toda a experiência adquirida ao longo desses 52 anos, mas sinceramente, não consigo arrumar tempo e inspiração para terminar nenhum deles, ao contrário do primeiro, memórias do coronel e do segundo, amores e dissabores, esses travaram, puxaram o freio de mão e mandaram recolher o cérebro para o pátio do vácuo existente no quadro atual de diálogos.

Não fique pensando que estou querendo ser melhor, superior, soberbo ou o que quer que seja, sobre as demais pessoas, mas por favor, ajudem a deixar um legado maior que este atual, algo que tenha contexto, tenha qualidade, diversidade(nem mencione a sexual,pelo amor de DEUS, isso já esmagou qualquer culhão existente), ajude a construir cultura, saber, mostre que tem algo melhor que tudo o que sabe para legar aos novos, aos incautos, aos dislexos, ao preenchimento de cabeças que portam grandes atletas de natação, pois não tem nada entre uma orelha e outra, somente o líquido amniótico, então seus portadores praticam muita natação para chegar de um ponto ao outro.

Eu errei em querer aprender demais, ler demais, procurar conhecimento, procurar uma diferenciação, fui obrigado a regredir e entrar em contato com o meu eu, pedir para erradicar metade do que sabe e imbecilizar um pouco, assim faço todos felizes e não ofendo ninguém. Mais uma vez, peço, não me critique, eu errei por querer evoluir além do que me foi permitido, hoje não lembro metade do que aprendi sobre arte, sobre música, autores, peças de teatro, fico envergonhado de abrir a boca e dela somente sair asneira e com isso "pagar o gorila" do ano, da década. Antes podia me dar a esse luxo, era um menino incauto e imaturo, aprendi nos livros que poderia me tornar o que quisesse, bastava inspiração, força de vontade, dedicação e claro muita leitura, estudei muito e quero fazer mais uma graduação se conseguir e claro DEUS permitir, vai ser mais uma para o fundo da gaveta, para companhia das outras. 

Em tempos de mídias sociais absortas em ostracismos e iniquidade intelectual, quem pensa é visto como um alienígena, as vezes olho para o lado para ver se não tem alguém com uma tocha acesa na mão e querendo me queimar na fogueira das vaidades das redes sociais.

Liberdade de pensamento e diálogo, esses dois itens, nem o ministro diarreia, Gilmar Mendes, consegue libertar e olha que esse solta até mesmo prisão de ventre de óvulo não fecundado......


Nenhum comentário:

Postar um comentário