sexta-feira, 12 de agosto de 2016



PAI

Falar de você para mim é complicado, pois ao longo de anos eu conheci alguns pais.

Pais modernos, mais tradicionais, mais loucos, menos chatos, mais complicados de entender, simples e humilde, prepotente e arrogante, enfim de tudo um pouco, menos você.

Não por sua culpa, de forma alguma quero que você pense que estou te atribuindo essa falta de aproximação.

Sei que se dependesse de você, seria tudo mais fácil e simples, sabendo inclusive de sua simplicidade como ser humano, como pessoa e de seus valores morais e pessoais. Não que você seja santo, tem suas falhas, seus defeitos "de fábrica"...rsss mas quem não os tem?

As vezes me pego perguntando sobre qual assunto iriamos começar a conversar, seria futebol? política? mulher? pescaria? sobre música talvez? enfim qual seria?

Seja lá qual for, tenho certeza de que iriamos rir muito e nos divertir a beça, haveria claro o momento em que cada um iria defender sua convicção e teria de ser respeitado, mas seria perfeito te ouvir falar e te escutar dissertar sobre muitas coisas, aprender com você, sob a sua perspectiva, sua visão do mundo, poder mudar algumas e entender outras, se  possível, claro. 

Mas tudo isso se tornou um sonho, o qual penso que em uma outra vida, será possível ou quando nos encontrarmos ai onde você está, porque nesse plano terrestre, não vai ser possível.

Aqui tive de aprender a sobreviver, a ser guerreiro, a ser duro, frio, calculista por vezes, para não ser engolido, por vezes chorei sozinho e me senti abandonado por tudo e todos, mas nesses momentos, confesso que senti sua presença me confortando, foi muito bom bom, poder ouvir sua voz, que nunca soube como é, em meus pensamentos, sentir sua presença espiritual, sem saber ao menos como era, como foi seu rosto. Afinal nada sei a seu respeito, sobre você.

Meu pai, sei hoje que você partiu e me foi tirado de forma violenta e antes mesmo de eu nascer, tudo ficou confuso, ficou bagunçado, porque se passaram anos, até que consegui descobrir quem eu sou realmente, 48 longos anos, mas não é tarde.

Luto para saber a verdade sobre sua morte e porque fizeram isso com você, não sei se irei conseguir, mas posso te afirmar meu pai, que vou lutar para ter seu nome em meus documentos, para corrigir todos os erros que foram cometidos, você merece esse carinho e essa alegria.

Seu Sebastião Luiz Souza Carvalho, não está sendo fácil entender e compreender algumas situações, mas quero que saiba, nesse ou em qualquer plano espiritual que esteja, que sou muito orgulhoso de saber finalmente quem é meu pai e por você ter sido alguém especial em minha vida, afinal sem você não estaria aqui.

Feliz dia dos pais meu pai, a todos os pais vivos e aqueles que já se foram, meu carinho e respeito, meu abraço e um grande beijo no coração.

Hoje somos os filhos que se tornaram pais e vocês os pais que se tornaram filhos, que DEUS os abençoe sempre.


quinta-feira, 7 de abril de 2016



FORJANDO A ALMA NO AÇO


Com o passar dos anos, você vai fortalecendo cada vez mais seu espírito, sua alma, seu ser por inteiro, mas isso não se deve ao declínio do corpo, do pesar da idade, mas sim a tudo o que te faz erguer novamente a cabeça a cada dia que se inicia, para enfrentar os desafios que a vida lhe impõe.

Cada golpe que a vida lhe dá, você deve devolver com maior velocidade e com muito mais força no impacto a ser inserido, para que não haja nunca a dúvida de que você pode cair mil vezes, mas irá se erguer mil e uma vezes ou mais até se for assim necessário.

Porém, como o aço a cada pancada que você sofre, você vai enrijecendo o seu ser, forjando a sua alma a ser mais dura e resistente a golpes, forjando seu ser a suportar a dor de forma que não será qualquer ato ou pancada que irá lhe afetar, não será qualquer ser que irá ter a capacidade de tirar lágrimas dos seus olhos, fazer você perder a razão por qualquer atitude e também ajoelhar - se por dor ou sofrimento, isso não se torna tão fácil assim com o passar dos anos.

Endurecer a alma, o ser, a sua estrutura toda tem um custo muito elevado, que é o de você acabar se tornando distante, frio, calculista e indiferente a tudo o que lhe cerca, poucas são as situações que te surpreendem ou mesmo te fazem ter alguma motivação para tirar o foco de seus objetivos finais, poucas são as motivações para, por exemplo, lhe tirar um sorriso do rosto, uma lágrima dos olhos, uma motivação para você se mexer em prol de um ato nobre.

É muito ruim com o passar dos anos estar nessa situação, ficar nesse patamar de defesa e auto defesa, nessa eterna situação de desconfiar de tudo e todos, mas o que fazer quando quem lhe disse um dia te amo, no decorrer do tempo só te apunha la pelas costas? Se quem lhe jurou eterna amizade, com um simples ato de um estranho com posses melhores que a sua, faz com que essa amizade seja corrompida por valores materiais? O que fazer se quem jurou por tudo, inclusive por DEUS, que nada iria separar vocês e na primeira oportunidade te abandona?

Não há muito o que fazer, apenas levar sua vida adiante e erguer a cabeça, não julgar ninguém, deixar isso para ELE, DEUS, não há nada que consiga fugir a sua justiça, então seja justo, seja reto como a linha que pontua o certo do errado, seja como a água que não se opõe a obstáculos, mas os contorna com maestria. 

Enfim erga sua cabeça, ore a DEUS quando sentir  se injustiçado, quando as situações estiverem difíceis, para que ELE te dê sempre sabedoria, discernimento e que sua justiça seja sempre a de DEUS, nunca a dos homens.

Seja como o aço sim, porém, não se deixe endurecer por demais, que o calor humano, o amor verdadeiro e as pessoas puras de coração consigam dobrar toda a rigidez que tomou conta da sua alma.



domingo, 21 de fevereiro de 2016


AS PARTIDAS INESPERADAS

Nessa vida já vi muitas vezes a estação da vida ficar cheia, repleta, de alegria, de beleza, de emoção, de muitas situações as quais, se fossem enumeradas, não caberiam nesse texto.

Porém, não gosto quando vejo que nela também existem partidas inesperadas, partidas sem programação, sem aviso, sem sentido, por vezes até violentas.

Essas partidas deixam vácuos, que não são possíveis de serem preenchidos, não são possíveis de serem completados, se tornam imensos hiatos sem sentido na vida, deixando em seu lugar as perguntas:

Porque foi assim? porque tinha de ser assim? qual motivo de ser assim? porque tem de ser tão dolorido?

Na maioria das vezes, nunca achamos a resposta, as vezes aparecem algumas que tentam maquiar a situação e nos fazem também tentar amenizar a dor.

Gostaria nesse momento de ter a inteligencia dos grandes escritores, dos grandes mestres literários para poder expor minha dor e minha tristeza, porém, por mais que busque, rebusque, não consigo encontrar palavras, além de vazio, tristeza, dor, sentimento de impotência entre outras.

Sei que um dia terei de embarcar nesse trem, sei que um dia deixarei, ao menos uma pessoa chorando minha falta, sei que devemos ser fortes nesse momento, sei um monte de ensinamentos que nesse momento não me servem de nada, absolutamente nada.

Meu pescador sorridente, se foi, com ele levou um pedaço de mim, levou com ele parte de minha alegria de ver a vida, não vou poder ouvir mais: "toma juízo....", "que saudade de você....", entre outros motivos de risada e momentos inesquecíveis, únicos e insubstituíveis.

Tenho ainda na ampulheta da minha vida, um punhado da areia do tempo, que não sei ao certo, quando termina, hoje, amanhã, depois, mas sei que irei fazer de tudo para que onde quer que o senhor esteja, tenha orgulho de nós dois, do meu irmão e de mim.

Que DEUS PAI ETERNO, o grande arquiteto do universo, lhe receba em sua morada, com todo amor que você merece, todo carinho que merece e assim, um dos seus anjos lindos, possa novamente sentir - se em casa.



terça-feira, 5 de janeiro de 2016


DECLARAÇÃO DO SENHOR ALBERTO SARAIVA - PRESIDENTE DO HABIB'S


Não sou muito de expor pensamentos em redes sociais mas esse vou fazer questão de divulgar com ênfase às considerações finais ! Segue abaixo:

O desabafo do Presidente do grupo Habibs 

"Quer me chamar de coxinha, paneleiro, elite branca, bebedor de Black Label (parabéns pra esse último! Sensacional!)...
Ok. Acho até divertido...
Mas faz um favor para o seu País antes!
Emprega alguém!
Na CLT!
Paga tudo direitinho!
Pega toda a sua grana e coloca na sua ideia...
No seu negócio.
Pega um financiamento, com a maior taxa de juros do mundo, e arrisca seu pescoço na sua iniciativa...
Aluga um escritório ou uma loja!
Compra um estoque!
Corre o risco de verdade!
Se o governo tirar o incentivo para o consumo, não desanima...
Pega outro empréstimo, com a maior taxa que o mundo moderno já viu!
Paga os juros do primeiro empréstimo com outro empréstimo!
E vai com fé na sua ideia!
Paga o décimo terceiro e as férias do teu funcionário!
Sem vender m..... nenhuma em Dezembro... Janeiro... Fevereiro...
Nem no mais lindo Carnaval do mundo, quando todo mundo para de trabalhar...
Ou na Copa das Copas que te deu 12 dias úteis num mês corrente...
Paga mais para os teus fornecedores, já que os seus custos também aumentaram devido à energia, gasolina e dólar...
Mas, diminui o seu preço, pra tentar ser competitivo numa economia recessiva...
Então, tenta fazer com que uma estrutura enxuta seja perene. 
Acaba com sua eficiência!
Vai ser difícil, já que o seu cliente está quebrado e não pode te pagar mais...
E corre o risco de quebrar de vez, perdendo todo capital que você investiu...
Fez tudo isso?
Então beleza!!!
Me chama do que quiser... Você é um herói e não me interessa qual partido apoia!
Tem o meu respeito!!!
Não fez nada disso?
É político de carreira?
Está encostado em alguma bolsa?
Mama na teta do governo?
É vagabundo?
... E pensa que pode falar sobre patrão, classes sociais, oportunidades e exploração da cadeia produtiva...
Desculpa, mas... Cala a boca! E vá prá PQP!..
.... Só entende esse texto quem está no ramo do comércio, é empresário, é autônomo!!!!

Alberto Saraiva, presidente do grupo Habib's